O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), Evandro Massing, esteve presente em uma reunião com o Ministério dos Transportes, com a presença do Ministro Renan Filho. O encontro teve como objetivo apresentar as demandas relacionadas ao traçado da ferrovia Norte-Sul nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da duplicação da BR-386/158.
Além de Evandro Massing, participaram da reunião o deputado Marcon, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, prefeitos da região e representantes do governo federal. O encontro foi uma oportunidade para expor as necessidades e buscar o apoio necessário para impulsionar o desenvolvimento regional.
Durante a reunião, Evandro Massing apresentou detalhadamente o traçado proposto para a ferrovia Norte-Sul que compreende o trajeto de Chapecó-SC ao Porto de Rio Grande -RS, indicado no estudo de viabilidade econômica e ambiental - EVETEA em 2015, destacando os benefícios econômicos e sociais que a implementação desse projeto trará para a região. A expectativa é que a ferrovia impulsione o escoamento da produção agrícola e industrial, além de fortalecer a logística de transporte na área.
Outro ponto abordado na reunião foi a duplicação da BR-386/158, uma importante rodovia que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina. Evandro Massing ressaltou a urgência dessa obra, enfatizando que a melhoria da infraestrutura viária é essencial para o desenvolvimento regional, a segurança no trânsito e a redução dos custos logísticos.
As demandas apresentadas pelo presidente da AMZOP receberam uma resposta positiva do ministro Renan Filho. Ele reconheceu a importância dessas pautas para o desenvolvimento da região e destacou as possibilidades de apoio do Governo Federal.
Ao término da reunião, Evandro Massing destacou a importância desse encontro para o andamento das pautas apresentadas. Ele ressaltou a relevância de unir esforços e promover o diálogo entre os representantes dos municípios, governo federal e demais instituições envolvidas, a fim de impulsionar o desenvolvimento regional de forma efetiva e sustentável.
-A busca por um melhor desenvolvimento, infraestrutura e logística tem sido uma prioridade para os municípios envolvidos, e essa reunião representa um passo importante nesse sentido - salientou Massing.
Créditos: Daniela Vargas – Jornalista MTB 21016