A Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) promoveu uma Assembleia, nesta segunda-feira, 24 de julho, que reuniu gestores municipais para debater pautas fundamentais para o desenvolvimento regional. O evento ocorreu na sede da entidade e contou com a participação de prefeitos, secretários, assessores jurídicos e representantes de municípios da região.
Dentre os temas discutidos, destaca-se a realização da aguardada Feira das Agroindústrias, que contará com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e será realizada de 16 a 19 de novembro de 2023, em conjunto com a EXPOCONSTANTINA. O objetivo é fortalecer a economia local, promovendo os produtos agrícolas e agroindustriais da região.
Outro ponto abordado foi o Seminário de Desenvolvimento, cujo foco é buscar soluções conjuntas para impulsionar o progresso da região e enfrentar desafios comuns. O encontro visa promover a troca de experiências e conhecimentos entre os municípios da AMZOP.
Durante a assembleia, também foram tratados assuntos relacionados a infraestrutura e transporte na região como as obras de recuperação da BR 386/158 e a construção da terceira pista em iraí e Osvaldo Cruz, bem como na área urbana de FW, Seberi e Boa Vista das Missões. O presidente da AMZOP, Evandro Massing, relatou que foi entregue um ofício ao presidente Lula em Porto Alegre, e para o Ministro dos Transportes para dar prosseguimento ao projeto técnico da Ferrovia Norte-Sul que ligará a região a outros centros do país.
Além disso, foi apresentado o projeto de Interiorização da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), com o objetivo de descentralizar a atuação da instituição, levando benefícios e serviços mais próximos aos municípios.
No centro das discussões, esteve a Pauta Principal da Privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), onde representantes da empresa privada AEGEA explanaram aos prefeitos presentes os detalhes e propostas da negociação. O presidente da AMZOP, Evandro Massing, ressaltou que a ideia era ouvir a proposta da AEGEA e, a partir das conversas, retornar às discussões para encontrar a melhor solução para cada município.
— A assembleia da AMZOP é um espaço fundamental para o diálogo entre os gestores municipais, permitindo o alinhamento de estratégias e o fortalecimento da região da Zona da Produção. A busca por soluções conjuntas e o compartilhamento de experiências trazem benefícios significativos para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população —, afirmou Massing.
Durante a reunião, foram apresentadas importantes orientações aos municípios da região em relação à questão da CORSAN. Para os municípios que já possuem concessão da CORSAN, foi enfatizada a urgência de entrar em contato diretamente com os responsáveis da AEGEA, visando a possibilidade de discutir individualmente a proposta de investimento e aporte financeiro no município. O foco dessa abordagem é puramente ouvir as propostas da AEGEA, sem a intenção de definir ou assinar acordos de imediato. Em um segundo momento, a ideia é realizar uma reunião conjunta para decidir o formato mais adequado para a negociação, seja de forma individual ou coletiva. Por outro lado, para os municípios que não são abastecidos pela CORSAN, foi recomendada a organização em Consórcio para realizar uma licitação da concessão, sendo possível, durante esse processo, conversar com a AEGEA para avaliar interesses e alternativas disponíveis, sempre observando as exigências do marco legal de saneamento estabelecido pela lei 14.026/2020.
Créditos: Daniela Vargas – Jornalista MTB 21016