Na última quinta-feira, dia 10 de abril, líderes políticos e comunitários do Norte e Noroeste Gaúcho reuniram-se em Barra do Guarita para discutir a viabilidade da construção de uma nova ponte ligando os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pelos municípios de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC). O presidente da Associação dos Municípios da Zona de Produção (AMZOP) e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, destacou a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento regional.
- A construção dessa ponte é crucial não apenas para facilitar o tráfego entre os estados vizinhos, mas também para impulsionar o comércio e o turismo na nossa região", enfatizou Balestrin durante o encontro. A proposta visa melhorar a infraestrutura de transporte e promover a integração econômica entre os municípios fronteiriços, beneficiando diretamente as comunidades locais - destacou Balestrin.
A reunião contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, que debateram alternativas. Hoje o projeto está em andamento no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O principal foco da reunião foi a união das lideranças regionais para que o Governo Federal adicione a construção da ponte no PAC, ou seja, no orçamento para os próximos anos.
A ponte, se concretizada, representará um marco para o desenvolvimento infraestrutural do Norte e Noroeste Gaúcho, assim como para a região catarinense promovendo crescimento econômico e fortalecendo os laços entre as comunidades fronteiriças de ambos os estados.
Créditos: Ascom Amzop